Top 5 passeios ao ar livre na Serra Gaúcha

Inicialmente, se você é daquelas pessoas aventureiras, que curtem passeios ao ar livre e contato com a natureza vai adorar a Região das Hortênsias. Nesse sentido, Gramado e Canela possuem inúmeras atrações para esse perfil de público. Pensando nisso, fizemos um ranking: Top 5 passeios ao ar livre na Serra Gaúcha! Confira!

Em primeiro lugar, a Serra Gaúcha é muito procurada por suas belezas naturais. Mais ainda, além das paisagens cinematográficas, também tem o clima que faz da região a Europa brasileira. Portanto, nem só de museus, agitação e parque temáticos é feita a cidade de Gramado. Então, para aproveitar todo o potencial da região, conheça o Top 5 passeios ao ar livre na Serra Gaúcha!

1º – Tour Cânion Itaimbezinho

Primeiramente esse é um passeio para os amantes de ecoturismo. Então, conheça os Cânions do Itaimbézinho ao melhor estilo e com segurança. Desse modo, você vai precisar de tênis confortáveis, boné, óculos escuros, protetor solar e muita disposição. Cabe ressaltar que o contato com a natureza é o principal atrativo desse tour.

Entretanto, se você quer saber mais sobre esse passeio, saiba que as alternativas são várias. De antemão, o parque Aparados da Serra possui duas trilhas – as preferidas dos viajantes. Assim, o trajeto menos extenso é aquele que se percorre na Trilha do Vértice – 1,5 km na ida e na volta. Ademais, é uma trilha leve e alguns trechos possuem, inclusive, calçamento.

Além disso, há a Trilha do Cotovelo, a qual conta com 6km de extensão, se considerar a ida e a volta. Durante o percurso você passará por uma estrada de chão que corta a floresta nativa e um pequeno trecho pela borda do penhasco. No entanto, saiba que é bem seguro.

Em contrapartida, existe a Trilha do Rio Boi, menos visitada porque demanda um dia inteiro de passeio, visto que possui 14 km de extensão.

2º – Tour Olivas

Sobretudo, um lugar espetacular em cima de um canyon na Linha Nova, interior da cidade de Gramado, rodeado de Mata Atlântica e com o solo permeado de cristais que emanam muita energia e boas vibrações. ​ Com uma plantação de mais de 12.000 oliveiras de 6 variedades, surge o primeiro azeite de oliva da Serra Gaúcha, no berço de Gramado.

Durante o passeio, você irá visitar as plantações de oliveiras e os mirantes do cânyon, além de passear por todas as atrações do parque. Assim, acompanhado de guia, você conhecerá mais sobre a história de Gramado e dos imigrantes alemães, italianos e luso-açorianos que colonizaram a região. Sem dúvidas é um verdadeiro retorno às origens da cidade!

Ainda não é só isso. Com o intuito de oferecer uma experiência ainda mais completa, o parque oferece a opção de fazer piquenique com vista para os cânions, lagos e plantações de olivas. Assim, você pode alugar cestas de piqueniques montadas conforme o seu gosto.

Então, aproveite a ocasião e desfrute as melhores iguarias produzidas em Gramado. Todavia, se desejar maior privacidade, há Estações de Piquenique que garantem maior conforto aos visitantes. Tudo isso em um local paradisíaco!

3º – Vinícola Jolimont

Primeiramente a Vitivinícola Jolimont foi idealizada em 1948 e é uma das pioneiras no Estado na produção de vinhos finos e artesanais. Aliás, as baixas temperaturas durante o inverno são fundamentais às videiras, o que faz o local ser perfeito para o cultivo. Aliás, as condições climáticas, aliadas à topografia montanhosa e ao estado do solo, permitem a maturação perfeita dos frutos, formando o Terroir ideal. Como resultado, você encontra um vinho raro, de personalidade única.

Ainda mais, desse Terroir do Vale do Morro Calçado nasce o segredo da identidade de um vinho nobre, de sensação inexplicável, ao paladar. Então, com a qualidade superior das uvas e a quantidade limitada de garrafas por safra, a Jolimont se coloca em um grupo seleto, que elabora vinhos artesanais genuínos, puros e de qualidade internacional.

O Tour du Vin é uma experiência imersiva no mundo dos vinhos. Um passeio de Enoturismo que vai te proporcionar conhecer o dia a dia de uma Vitivinícola da Serra Gaúcha. ​Afinal, a Jolimont é a primeira Vitivinícola a levar a experiência de realidade virtual para o mundo do vinho. Enfim, você irá vivenciar toda a produção de vinhos. ​Então, visite, deguste, apaixone-se!

Mas ainda não acabou. Você pode fazer um piquenique em meio aos parreirais e tirar belas fotos. Certamente é um passeio muito agradável!

4º – City Tour – Gramado e Canela

Antes de tudo esse tour abrange os clássicos das cidades de Gramado e Canela. Em outras palavras, o passeio percorre aqueles famosos cartões postais que você já ouviu falar certamente. Assim sendo, essa é uma opção perfeita para fazer durante viagens breves, já que visita o melhor das duas cidades!

Roteiro em Gramado:

  • Cristais de Gramado;
  • Lago Negro;
  • Mini Mundo;
  • Pórtico de Gramado;
  • Visitação á Fábrica e lojas de Chocolate, Vinhos e Artesanatos.

Roteiro em Canela:

  • Bondinhos Aéreos e Cascata do Caracol;
  • Catedral de Pedra;
  • Mundo Gelado do Capitão.

5º – Tour Vinhedos

Atualmente, os arredores de Gramado – que igualmente compõem a região serrana – têm muito a oferecer. Por exemplo, os passeios para o Vale dos Vinhedos saindo de Gramado. Aliás, o roteiro dura o dia inteiro e deixa os visitantes em êxtase. Afinal não há quem não goste de um passeio histórico regado aos melhores vinhos e espumantes da Serra Gaúcha!

Durante o passeio, veja as paradas que você irá fazer:

  • Praça das Flores e Labirinto Verde;
  • Vinícola Garibaldi;
  • Devorata Trufas Artesanais;
  • Vinícola Michele Carraro;
  • Almoço Italiano;
  • Vinícola Miolo.

Por fim, esperamos ter ajudado com o planejamento da sua viagem. Conte conosco para esclarecer quaisquer dúvidas sobre roteiros, ingressos e passeios, CLIQUE AQUI! Além disso, continue acompanhando nosso trabalho!

Até a próxima!

Leia Também:

O que fazer na primeira viagem para Gramado.

Deixe um comentário